Quer ir para Porto Seguro? Veja nosso roteiro para esse paraíso na Bahia, passando pela famosa Cidade Histórico de Porto Seguro, Santa Cruz de Cabrália, Trancoso e Arraial d’Ajuda!

Prepare o protetor solar, coloque o seu chapéu e vista um abadá, pois vamos falar de um dos mais belos lugares do litoral nordestino: Porto Seguro!

Essa linda cidade baiana é muito procurada não só por turistas brasileiros, mas por pessoas do mundo inteiro, pois é um destino repleto de boas atrações, muitos visuais lindos e serviços exclusivos. Cercada por natureza abundante e lar de um povo orgulhoso de sua história, Porto, carinhosamente apelidada, reserva momentos inesquecíveis, por isso, guarde pelo menos 5 dias de suas férias para curtir muito a região que é Carnaval o ano inteiro!

Cidade Histórica de Porto Seguro

Considerada berço da história do país, foi nessa bela localidade que os navegantes portugueses de Pedro Álvares Cabral desceram, em 1500. Por isso, o seu maravilhoso Centro Histórico, eleito como um dos mais bonitos do Brasil, vai contar muita história sobre as raízes desse povo durante uma agradável caminhada por entre casinhas coloridas, tombadas pelo Patrimônio Histórico, e ainda habitadas por moradores locais.

A Cidade Alta – como é conhecido o centro histórico – está localizada na parte mais alta de uma falésia e debruçada sobre a orla, a 2,5 km do Aeroporto Internacional de Porto Seguro (BPS). Então esteja preparado para fazer muitos registros fotográficos! E por falar em fotos, vale destacar a linda Igreja de Nossa Senhora da Pena, com torre em louça de Macau e situada bem de frente para o mar. Além dela, pare um instante para contemplar o Marco do Descobrimento, trazido de Portugal por Gonçalo Coelho em 1503.

Você ainda pode conhecer outras igrejas históricas, como a de Nossa Senhora da Misericórdia de São Benedito, assim como a Casa da Câmara e a antiga cadeia onde hoje está localizado o Museu de Porto Seguro. Para chegar até lá é fácil! Depois de retirar o seu carro, previamente alugado via Rentcars.com, basta seguir pela Estrada do Aeroporto até o Trevo do Cabral e em seguida virar à esquerda.

O que fazer em Santa Cruz de Cabrália

Outro lugar repleto de histórias é a Praia da Coroa Vermelha, situada na cidadezinha de Santa Cruz de Cabrália, a 17 km do centro de Porto Seguro. Seguindo de carro pela Avenida Beira-Mar (BR-367), na direção norte, a localidade é perfeita para quem quer relaxar, principalmente se você está com crianças.

Chegue cedo e pare no estacionamento pertinho da praia, só não se esqueça de verificar o valor antes de estacionar, afinal, eles podem variar com a temporada. Se der sorte, você ainda poderá apreciar o mar baixo e caminhar próximo aos corais e faixas de areia até se deparar com a cruz simbólica, que representa o lugar exato onde foi realizada a primeira missa do Brasil.

Outro atrativo imperdível é a Feira de Artesanato de Coroa Vermelha, que como o nome já sugere, marca a presença da comunidade indígena pataxó na região. Com uma breve caminhada da praia até a feira, você poderá garantir lembrancinhas para toda a família e até roupas de praia. Aproveite, pois você não irá gastar muito por isso!

Visitando o centro da cidade, os turistas logo percebem que ele ganha ainda mais vida à noite. A antiga Passarela do Álcool, por exemplo, é conhecida hoje como Passarela do Descobrimento e reúne ótimos restaurantes.

Dica: se você precisar sacar dinheiro, o Shopping Avenida possui 3 caixas eletrônicos 24 horas. Depois disso é só conferir algumas barraquinhas de artesanato local e parar em uma delas para provar (de graça) alguns drinks que, hoje em dia, são oferecidos sem álcool. Lembre-se de alugar um carro com mala espaçosa, pois a localidade faz parte da Costa do Descobrimento e oferece opções de compras, alimentação e lazer por um precinho bem em conta!

Trancoso e Arraial d’Ajuda

Ao decidir viajar para a Bahia, Trancoso precisa entrar no seu roteiro, afinal, foi no Rio de Frades que a esquadra de Pedro Álvares Cabral desembarcou em 22 de abril de 1500, segundo o Capitão Max Justo Guedes. Por isso, coloque o despertador para tocar bem cedo e ponha o pé na estrada!

Para começar o seu tour, nossa dica é pegar uma das balsas que cortam o Rio Buranhém e saem de 30 em 30 minutos. Os preços variam  dependendo apenas do número de passageiros no carro.

Após a breve travessia de 10 minutos, você chegará a Arraial d’Ajuda, depois é só seguir 43 km pela estrada BA-001. Deixe o carro em um dos estacionamentos próximos à Praia dos Coqueiros e aproveite uma das áreas mais procuradas pela alta sociedade, onde à direita está a Praia do rio Verde e à esquerda, após atravessar o canal, fica a dos Nativos.

Depois de curtir o sol, é na tradicional praça em formato triangular, também conhecida como Quadrado de Trancoso, que estão reunidas as melhores atrações! O lugar preserva algumas casas coloridas que têm como cenário a clássica e cobiçada Igrejinha do Quadrado.

Arraial d’Ajuda também é uma boa opção para passar o dia. Então, depois de cruzar o rio com a barca, pegue seu carro, dirija por mais 4 km e escolha uma das famosas praias paradisíacas locais, como Pitinga, Mucugê ou Taípe. Lembrando que a do Espelho é considerada uma das mais bonitas do país, logo, inclua uma parada em seu roteiro!

Mas além de belas paisagens, sombra e água fresca, não deixe de conhecer de pertinho um pouco sobre a história brasileira. Para isso, visite o Largo D’Ajuda, centro histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e onde estão reunidas algumas construções seculares que permanecem intactas, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora D’Ajuda, construída em 1551, uma das primeiras do país.

Além disso, na parte de trás do espaço há um lindo mirante onde muitas pessoas amarram as tradicionais fitinhas coloridas para guardar seus desejos. Depois de deixar a sua, dê uma volta pelos arredores da igrejinha e visite as charmosas casinhas coloridas que hoje abrigam diversas lojas e cafés.

Gostou do nosso roteiro? Qualquer dúvida sobre como alugar um carro pela Rentcars.com para curtir Porto Seguro com muita liberdade, fale com a gente nos comentários aqui embaixo!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment